junho 16, 2010

Indenização

Dia 20 de abril, houve uma explosão de uma plataforma de petroleo da British Petroleum no golfo do México, o que resultou no vazamento de milhões de litros de petróleo no mar.


Eu e um amigo uns dias atrás:

eu: E esse vazamento de óleo?
ele: Que tem ele?
eu: Como é que uma merda tão grande ainda nao foi concertada?
ele: Culpa da British Petroleum que não conseguiu conter o vazamento.
eu: Tá mas e o governo dos estados unidos?
ele: Que tem eles?
eu: Eles nao tem que ajudar? Poxa eles tem bem mais recursos pra conter esse vazamento e os EUA tao sendo afetados diretamente.
ele: Pq eles iriam ajudar? Não é problema deles.
eu: Como assim nao é problema deles? As pessoas estão sem emprego, os pescadores, o pessoal que trabalha com turismo, e principalmente a fauna e a flora que tá sendo destruida! O problema é quase que exclusivamente deles.
ele: Do governo?
eu: Sim, do governo, dos Estados Unidos!
ele: A empresa responsável é a british petroleum, o problema é deles, eles que tem que ajeitar a merda que fizeram.
eu: Sim mas já faz, sei lá, quase 2 meses que tá vazando uma quantidade absurda de óleo e eles não conseguiram parar o vazamento ainda! Tá vazando no litoral deles, um desastre ambiental no quintal deles e eles tão deixando td pros britanicos resolverem? Que estupidez!
ele: Estupidez pq? A BP vai ter que pagar indenização pra todos os estragos.
eu: Sim e vai pagar indenização pros animais também?
ele: Vai pagar pros pescadores, os donos de restaurante, qualquer um afetado.
eu: Mas vai pagar pras algas, pros pássaros, pros peixes que morreram?
ele: Pode pagar pra alguma ONG, se eles processarem a empresa.
eu: Sim vai pagar todo mundo, pq dinheiro resolve td, dinheiro apaga os biomas destruidos, a biodiversidade afetada da costa do golfo do méxico, tudo, dinheiro, dinheiro.
ele: Poisé, mas o q q eles podem fazer?
eu: Se os americanos se mexessem pra conter o vazamento talvez diminuisse o estrago, mas não, eles preferiram esperar dois meses pra ver se outros n faziam isso por eles pra eles nao gastarem dinheiro, e enquanto isso foda-se o ecossistema local.
ele: É, pq não é problema deles, problema é da BP, eles q vão ter q pagar indenização pra td mundo.
eu: ...


Hoje na Folha de SP uma reportagem falando sobre um discurso do Obama:

"Barack Obama disse que os danos causados pelo vazamento de óleo no golfo do México devem levar anos para serem totalmente resolvidos, mas defendeu que a empresa responsável pela plataforma, a British Petroleum (BP), vai ter que pagar por todos os danos causados na região." (inteira aqui)

fml
...tem alguma coisa muito errada nesse mundo.

~dãni

Um comentário: